Polícia faz operação para combater roubo de cargas no Rio
Policiais da Delegacia de Roubo e Furtos de Cargas (DRFC) realizam, nesta segunda-feira, uma operação para combater quadrilhas especializadas no crime nos Complexos da Pedreira e do Chapadão. A polícia investiga a atuação de traficantes na cadeia criminosa que fez disparar o número de ocorrências no Estado do Rio. Hoje, o Rio de Janeiro registra 30 casos por dia.
Além de buscar suspeitos de integrar o bando, os agentes da Polícia Civil promovem uma varredura para localizar cargas roubadas em poder dos criminosos. Durante a ação, eles localizaram cerca de cem caixas com 30 dúzias cada de ovos, em um galpão na comunidade da Quitanda.Os policiais investigam as circunstâncias do roubo do material. Um homem foi preso. Os agentes também localizaram três caminhões roubados já sem os produtos, e recuperaram um carro.
O Estado do Rio já contabiliza 30 roubos de carga por dia, a maioria na Região Metropolitana, segundo dados da Polícia Civil. Os gêneros alimentícios tornaram-se os principais alvos dos ladrões, junto com bebidas e cigarros. Se antes esse tipo de crime era praticado somente por quadrilhas especializadas, agora tornou-se também braço financeiro do tráfico de drogas.
Estimativas da Polícia Civil e do Sindicato das Empresas do Transporte Rodoviário de Cargas e Logística do Rio de Janeiro (Sindicarga) mostram que devem fechar 2016 em nove mil casos. Um crescimento de 154,66% nos últimos quatro anos. Assim como aconteceu nas décadas de 1990 e 2000, quando o tráfico fez disparar os roubos de veículos, atualmente as cargas desviadas representam para as quadrilhas uma mina de ouro. Em 2013, foram 3.534 roubos de carga no estado. Desde então, os números não param de aumentar: 5.890 registros, em 2014; no ano passado, 7.225 e, até outubro deste ano, 7.439 ocorrências.
Riscos Brasil - Portal dedicado a Segurança no Transporte Rodoviário de Cargas