Roubos de cargas crescem no primeiro mês de intervenção federal no Rio

March 23, 2018

Em seu primeiro mês, a intervenção federal na segurança não reduziu a criminalidade no Rio. Levantamento do EXTRA com base em registros de ocorrências feitos em todas as delegacias da capital fluminense, entre 16 de fevereiro, quando o presidente Michel Temer assinou o decreto de intervenção, e 16 de março revela que os homicídios, roubos de carros e roubos de cargas aumentaram em relação ao mesmo período de 2017.

O crime com maior crescimento foi o roubo de veículos. Neste ano foram registrados 1.954 casos na cidade do Rio contra 1.632 no mesmo período do ano passado: um aumento de 19%. Já o roubo de cargas subiu 12%: 317 crimes neste ano e 281 em 2017. Os homicídios tiveram um aumento menor, de 1,8%: 111 casos em 2017 e 113 este ano. Do total de 2018, 81 vítimas (71%) foram mortas por tiros.

 

O bairro com mais assassinatos desde o início da intervenção foi justamente o local com mais ações das Forças Armadas no período: Bangu, onde dez casos foram registrados. Ao todo, a 34ª DP (Bangu) registrou 12 mortes — além dos crimes em Bangu, houve dois no bairro vizinho de Padre Miguel. A unidade é a que mais registrou crimes desse tipo no período.

O EXTRA escolheu esses três indicadores porque, entre fevereiro e março do ano passado, a Polícia Civil estava em greve e as delegacias só registravam crimes mais graves. Portanto, indicadores de homicídios e de roubos de carros e de cargas não sofreram distorções.

 

Quando o primeiro mês de intervenção é comparado com o período imediatamente anterior (18 de janeiro a 15 de fevereiro), roubos de cargas e homicídios aumentaram 3% e 6%. Já roubos de veículos caem 8%: de 2.103 para 1.954.

 

O único indicador que caiu drasticamente é o de homicídios decorrentes de oposição à intervenção policial, os autos de resistência. Foram 27 casos no primeiro mês de intervenção contra 49 no mesmo período do ano passado e 51 entre 18 de janeiro e 15 de fevereiro.

 

Riscos Brasil

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

atlas_login.png
Últimas noticias
Please reload

Roubo de carga
Quem somos
|
|
|
|
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
Riscos Brasil é um portal de conteúdo informativo e educativo voltado ao mercado de logística e transporte, porém com foco em Segurança e Prevenção de perdas. Tire dúvidas, busque informações e participe das nossas ações de combate a criminalidade, em especial, roubo de cargas e demais crimes associados.