Roubo de cargas no RJ | Secretaria prepara plano para conter crime

A Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro finaliza um planejamento para conter o aumento do roubo de cargas no estado.

O plano foi discutido nessa quarta-feira (19), em reunião entre empresários e sindicatos do setor de transportes de cargas e logística com o subsecretário de Comando e Controle, Rodrigo Alves, e representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Força Nacional e Polícia Rodoviária Federal.

A proposta estabelece uma estratégia de ação para reduzir esse tipo de crime. A dúvida, no entanto, é se o Estado terá recursos para colocá-lo em prática.

Eduardo Rebuzzi, presidente da Fetranscargas, a Federaçao do Transportes de cargas do Estado, disse que existe uma clara manifestação da secretaria de que não tem recursos para cuidar da segurança do estado. Ele acredita que vai haver um pedido para que as empresas contribuam com a implantação.

As empresas de transporte já ameaçam paralisar o serviço de entregas, em agosto, se nada for feito para mudar a situação, que tem gerado protestos de caminhoneiros.

Rebuzzi alertou que uma paralisação pode ter consequência internacional, pois vai prejudicar o abastecimento de portos, aeroportos, além de postos de combustíveis e produtos de consumo.

Para o presidente do Sindcarga, Francesco Cupello, o risco de desabastecimento é grande.

De acordo com dados da Fetranscarga, em 2016 cerca de 10 mil cargas foram roubadas e o Rio de Janeiro ultrapassou São Paulo, que sempre teve a liderança desse tipo de crime. O prejuízo, no ano passado, foi de cerca de R$ 1 bilhão.

Segundo o Instituto de Segurança Pública, em maio deste ano foram registrados mais de 1.200 casos de roubo de carga, o que representa um aumento de quase 70% em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram registrados 505 casos a mais.

No acumulado de janeiro a maio, as ocorrências desse crime chegam a quase 4.200, número 21% maior que o ano passado, quando foram registrados 3.450 casos.

O planejamento feito nessa quarta-feira deve ser apresentado à Secretaria da Casa Civil do Estado em nova reunião com participação de empresários do setor, nesta sexta-feira (21).



Últimas noticias
Roubo de carga
Quem somos
|
|
|
|
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
Riscos Brasil é um portal de conteúdo informativo e educativo voltado ao mercado de logística e transporte, porém com foco em Segurança e Prevenção de perdas. Tire dúvidas, busque informações e participe das nossas ações de combate a criminalidade, em especial, roubo de cargas e demais crimes associados.